determinação de glicose no mel
BROMATOLOGIA – PROFESSORA – HELEN
TERCEIRO PERIODO – VESPERTINO
NUTRIÇÃO – SALA 32
DIEGO FERNANDES BEZERRA
DETERMINAÇÃO DE GLICOSE NO MEL
CAXIAS – MA
2014
DIEGO FERNANDE BEZERRA
DETERMINAÇÃO DE PH E ACIDEZ NOS ÓLEOS
Relatório apresentado a faculdade de ciências e tecnologia do maranhão, referente á disciplina de Bromatologia, para fins avaliativos.
CAXIAS – MA
2014
Resumo
O experimento foi realizado para observamos o teor de glicose no mel de abelha, junto com o mel foi adicionado algumas substâncias como iodo, hidróxido de sódio, ácido sulfúrico. Por ultimo titulamos a amostra com tiossulfato de sódio ate atingir a coloração branca e assim foi possível realizar o calculo para determinar o teor de glicose no mel.
Introdução
O mel e elaborado pelas abelhas a partir do néctar e outros sucos doces de plantas, adicionando, ademais, substâncias de seu próprio organismo. Essa combinação é modificada no corpo das abelhas sendo posteriormente colocado em favos onde deverá maturar.
A elaboração do mel se inicia logo após ser colhido o pólen da flores, do néctar e do orvalho doce na vesícula malífera das abelhas coletoras, a isto segue a elaboração pelas abelhas operárias que recebem o material bruto, e o processo conclui-se com o enchimento dos favos na colmeia. A transformação compreende essencialmente as seguintes etapas: espessamento do néctar, aumento da taxa de açúcar invertido, incorporação das substâncias proteicas das plantas e das abelhas, de ácidos procedentes do corpo do inseto, adição de minerais, vitaminas e substâncias aromáticas dos vegetais e de enzimas das glândulas salivares e da vesícula melífera das abelhas. Os alvéolos dos favos são fechados com uma película de cera quando a taxa de umidade alcança entre 16% e 19%.
O fato mais importante desse processo é a