determinação de crioscopia do leite
A temperatura de congelamento do leite (também conhecida como índice crioscópico ou crioscopia do leite) de todas as espécies mamíferas é mais baixa do que a da água, devido às substâncias solúveis presentes, principalmente a lactose e os sais minerais. Por isso, quando há adição fraudulenta de água ao leite, a crioscopia aumenta em direção ao ponto de congelamento da água (0°C). Para o leite bovino, o ponto de congelamento pode variar de, no máximo, -0,512°C e, no mínimo, -0,550°C.
A legislação brasileira estabelece como índice crioscópico máximo do leite -0,512°C (ou -0,530°H). Apesar de a crioscopia ser uma das características físicas mais constantes do leite e, portanto, utilizada pelos laticínios para detecção da adulteração com água, recentemente foi desenvolvido um estudo para estimar os efeitos, isolados e combinados, da raça e dos fatores ambientais, sobre a estabilidade do ponto de congelamento do leite de vacas.
A crioscopia é um teste considerado como de precisão pelo Ministério da agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na identificação de fraudes por adição de água, sendo que os valores de IC considerados dentro do padrão devem ser de no máximo -0,530°H.
MATERIAIS E METODOS
MATERIAIS
Crioscópio eletrônico micro processado ITR-MK 540 FLEX II
Pipeta volumétrica
Leite
METODOS Foram pipetados 2,5ml das amostras de leite normal e adulterado com água no vidro e inserido no orifício do aparelho. Acionou-se para baixo o cabeçote do equipamento até que o mesmo se encaixasse no vidro contendo a amostra. Após a emissão do sinal do aparelho