Crioscopia do leite
Disciplina: Tecnologia de Leite e Derivados
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
DETERMINAÇÃO DA CRIOSCOPIA
Limoeiro do Norte
Outubro/2012
INTRODUÇÃO
A crioscopia do leite corresponde à medição do ponto de congelamento ou da depressão do ponto de congelamento do leite em relação ao da água. A composição normal do leite gera um valor aproximado de -0,531°C (-0,550°H) para o ponto crioscópico.
O meio mais eficaz para atingir o ponto de congelamento de uma solução é resfriá-la alguns graus abaixo do seu ponto de congelamento e, em seguida, aplicar uma forte vibração mecânica. A vibração ocasiona um desequilíbrio térmico no interior da amostra, fazendo com que a solução libere o calor de fusão. A temperatura sobe até atingir o ponto de congelamento, no qual as fases líquida e sólida coexistem em equilíbrio, permanecendo constante por algum tempo. Este tempo é denominado “plateau”, durante o qual deve-se fazer a leitura do ponto de congelamento.
OBJETIVO
Avaliar as alterações do índice crioscópico do leite.
SOLUÇÕES E REAGENTES
- Solução Padrão A;
- Solução Padrão B;
- Líquido refrigerante para calibração do crioscópio.
MATERIAL
Vidraria, equipamentos, utensílios e outros:
- Tubo de vidro para crioscópio;
- Crioscópio eletrônico;
- Água destilada;
- Papel toalha.
PROCEDIMENTO
- A determinação do índice crioscópico foi realizada em crioscópio eletrônico digital. Para realização do teste, colocou-se 2mL de leite em tubo de ensaio específico .
RESULTADOS
A amostra de leite analisada apresenta índice de crioscopia alterado sendo este - 0,308°C quando o valor padrão deve ser - 0,512°C. Este fator indica que foi adicionada água ao leite (presença de 42,9% de água no leite analisado), provavelmente por parte dos produtores, com o objetivo de aumentar o volume do leite e seu lucro com a venda do mesmo.
CONCLUSÃO
O leite cru não apresentou valores aceitáveis para o parâmetro analisado de acordo com a legislação.