Aristóteles
Aluno: Tiago Lemos
1. O que é conhecer e conhecimento segundo Sócrates? 2. Quais são, segundo a tradição grega antiga, as principais diferenças entre o pensamento de Aristóteles e Platão? 3. Como podemos compreender a ideia de razão e fé? 4. Interprete a alegoria da caverna de Platão sob os atuais olhares políticos, históricos e educacionais. 5. Por que a passagem da Idade Medieval para a Idade Moderna concentra a noção de razão e ao mesmo tempo racionaliza o pensamento?
Respostas
1. Para Sócrates conhecer era a sabedoria adquirida, a sabedoria do homem; enquanto o conhecimento seria as virtudes do homem, as virtudes da alma. O auto conhecimento, ou seja, o homem deveria conhecer a ele próprio, saber de sua capacidade e seus limites, ter o domínio de si. Já o conhecimento refere-se ao que é externo ao homem, o que está em sua volta. Era preciso ter conhecimento do que acontece e como acontece no mundo para agir com a razão.
2. O pensamento Aristotélico era racional. Não acreditava existir outro mundo a não ser o que se vive. Usava a lógica pra fundar idéias no conhecimento e, também, a peça principal para introduzir a ciência. O pensamento Platônico era espiritual. De certa forma, como se acreditasse na vida eterna, na vida após a morte; a imortalidade da alma. Entendia que o homem se baseava em duas realidades: inteligível e sensível, sendo a primeira de forma imutável e a segunda seria tudo o que é externo afetando os sentidos do homem.
3. Entendo a fé como uma força, uma certeza em algo sem ter uma comprovação de que aquilo ou aquele pode acontecer ou possa existir. A razão diferencia da fé nesse ponto. Acredito que a razão só pode existir baseado em algo que se possa comprovar ou já existente, ou seja, nada num plano religioso ou espiritual, pois essas são baseadas nas crenças, onde a fé existe. Acredito ainda que a fé e