Anatomia flor
1. FLOR
Conceito: Orgão vegetal da reprodução sexuada das plantas superiores (fanerogâmicas), composto geralmente porsépalas (cálice), pétalas (corola), estames e gneceu.
Características:
Flores monóclinas ou díclinas Monóclina ou Hermafrodita: quando a flor apresenta androceu e gineceu.
Díclina ou unissexual: quando a flor apresenta só androceu (estames) ou só gineceu (ovário).
Só estames (díclina masculina): flores estaminadas. Só ovários (díclina feminina): flores carpeladas.
Função: A função da flor é assegurar a reprodução.Depois da fertilização do óvulo, o ovário transforma-se num fruto, que contém as sementes que irão dar origem a novas plantas da mesma espécie.
• FRUTO
Conceito: O fruto é uma estrutura presente em todas as angiospermas onde as sementes são protegidas enquanto amadurecem. De forma prática, os frutos são quaisquer estruturas das Angiospermas que contém sementes.
Caracteristica: Exemplos de frutos rotulados como "legumes" são a abobrinha, o tomate, e o quiabo, que são frutos por terem se desenvolvido a partir de ovários fecundados, e por apresentarem sementes em seu interior. Inversamente, alguns alimentos conhecidos por frutas são na verdade pseudofrutos, nos quais a parte comestível não é o fruto em si.
Função: A função primordial dos frutos é a proteção da semente em desenvolvimento, e é a principal razão atribuída pelos estudiosos ao fechamento dos carpelos nas primeiras Angiospermas. Ao longo de sua evolução, as plantas com flores e frutos desenvolveram novos tipos de frutos, e novas estratégias para a dispersão das sementes contidas neles, de forma que nas espécies atuais há uma variedade imensa de cores, formas, estruturas acessórias e sabores, cada qual especializada em uma forma diferente de dispersão de sementes.
• SEMENTE
Conceito: Semente é o óvulo maduro das plantas gimnospermas ou angiospermas. É o óvulo já fecundado, sendo