As Flores de Dezembro
A flor é um ramo especializado em que há folhas férteis com esporângios, esporófilos. O ramo que contem a flor é denominado pedicelo. O pedicelo sustenta o receptáculo floral, que é a parte do ramo em que estão os elementos florais, estrutura divida em gineceu ou androceu.
O gineceu é a parte feminina da flor, formada pelo conujunto de estruturas chamadas carpelos ou megasporofilos (formam óvulos), enquanto que o androceu é a parte masculina, constituída pelo conjunto de estames ou microsporofilos (formam grãos de pólen). Existem plantas monoicas ou hermafroditas, que apresentam as estruturas masculinas e femininas na mesma flor; e plantas dioicas, que apresentam flores com estruturas sexuais distintas, mamoeiro macho e fêmea, por exemplo.
Além dessas estruturas especializadas na função reprodutora, a flor também possui outros componentes estruturais, classificados em cálice e corola.
O cálice é o conjunto formado por folhas estéreis menores e mais espessas, geralmente de coloração esverdeada, chamadas sépalas. Já a corola é o conjunto de pétalas, folhas também estéreis, mas que apresentam coloração e textura delicada.
Em determinadas espécies vegetais, as sépalas se assemelham às pétalas e nesse caso dizemos que esse conjunto de sépalas e pétalas forma uma tépala. Essas flores são classificadas como homoclamídeas (cobertura igual, no grego), já a maioria das plantas angiospermas apresenta distinção entre essas estruturas e são classificadas em heteroclamídeas.
Homoclamídea (lírio) Heteroclamídea (alfafa)
As plantas apresentam diversas adaptações para favorecer a polinização.