METODOLOGIA Rachel
4.1 Rotas de coleta das amostras
A Comajul laticínios trabalha no sistema de cooperativa, atendendo a um total de 3.500 produtores, num raio máximo de aproximadamente 120 Km (Tabela 2). Foram avaliadas neste trabalho um total de 10 caminhões que coletam leite de propriedades cooperadas pertencentes a rotas determinadas pela cooperativa. Amostras de cada caminhão foram identificadas, numeradas por data e refrigeradas em potes esterilizados e lacrados (Figura 1) durante os meses de julho, agosto e setembro, para análises físico-químicas e microbiológicas, das quais se retiraram as médias de cada rota.
Tabela 2: Rotas de coletas e distância (médias percorridas á cada coleta) das localidades até a Comajul no Vale do São Lourenço-MT.
ROTAS
DISTÂNCIA (KM)
JACIARA
10
RONDONÓPOLIS
78
CAMPO VERDE
60
VINTE SETE
26
JUSCIMEIRA
15
GROTA VERMELHA
68
BRILHANTE
32
SÃO LOURENÇO DE FÁTIMA
59
CORGUINHO
78
BAIXADA CUIABANA
120
4.2 ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DO LEITE Todas as amostras foram coletadas em frascos estéreis e identificadas (figura 1).
A contagem de bactérias totais foi realizada através da utilização de um Contador eletrônico DCC (DeLaval Cell Counter®) e os resultados foram expressos em células por mL de leite (Células/mL). As contagens de microrganismos mesófilos e psicrotróficos foram realizadas homogeneizando as amostras e com auxílio de uma pipeta foram retirados 10 mL da amostra para realização de diluições decimais das amostras de 10-1 a 10-5. Posteriormente, foi retirado 1 mL de cada diluição e estes foram semeados em placas de Petri às quais foram adicionadas Ágar Padrão para Contagem (PCA - Himedia®). Após a homogeneização e solidificação do ágar, as placas foram incubadas a 35-37ºC por 48 h para contagem de mesófilos e a 7ºC por sete a dez dias para psicrotróficos. Os resultados foram expressos em unidades formadoras de colônias por mL de leite (UFC/mL) (APHA, 2001).
Figura 1: Identificação das amostras de leite