Documento 10
Apesar de todas as sentidos favorecendo para que apenas focasse no trabalho, Lula conclui o ginásio, e é empregado numa metalúrgica aos 14 anos, sendo admitido no curso técnico de torneiro mecânico, ou seja, trabalhava operando maquina, a mesma tem como principal objetivo na confecção e acabamento de peças através de um sistema de rotação, permitindo a modelagem eficaz das peças. Aos dezessete anos sofre um acidente de trabalho, ocasionando na perda do dedo mínimo da mão esquerda.
Naquela época a região brasileira que mais se desenvolvia economicamente estava localizada na região do ABC, na Grande São Paulo, que se tornava a mais industrializada do país, atraindo algumas das principais metalúrgicas do mundo.
Nos anos de 1978 a 1980, Lula comanda greves gerais que assumem grandes proporções, e firma-se como o maior nome do cenário político do país. Em 19 de abril de 1980, é preso e passa 31 dias na cadeia. Após sair, volta à atividade politica, sendo observado seu desenvolvimento foi convidado por um integrante do mesmo pensamento e partido a ocupar uma vaga de suplente na diretoria do mesmo que viria a ser eleito no início de 1969, inaugurando assim sua trajetória de líder.
Em 1975, antes de completar 30 anos, é Lula assume a presidência do sindicato, agora casado com sua segunda esposa, pós o falecimento da primeira quando a mesma morreu em seu oitavo mês de gestação juntamente com o bebê que esperava. Anos após de luta e com três tentativas ao governo em 27 de novembro de 2002, Luiz Inácio Lula da Silva finalmente foi leito a Presidência da República.
· Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 1945;
· Lula começou a trabalhar ainda criança para