Crioscopia
Universidade Federal de Viçosa
Centro de Ciências Exatas – CCE
Departamento de Química
QUI 151- Físico-química II
Seminário: Prática 1
Propriedades Coligativas: Crioscopia I
Elisa Alves Galli 50936
Marcelle A. S. dos Santos 49867
Ronald Silva 50928
Taline A. Silva Batista 44437
Prof: Germam
Viçosa – 2007/I
Obejtivo:
O objetivo desta prática é relacionar os tipos de ligações presentes, em uma série de amostras problemas, e determinar as massas molares do soluto através do abaixamento da temperatura de solidificação do solvente (crioscopia). Esta é uma propriedade coligativa muito importante de soluções diluídas. Propriedades coligativas são propriedades de uma solução que dependem da concentração de partículas do soluto e não da sua natureza. Através da crioscopia determinamos as massas molares das amostras. Além disso, concluímos que a mostra com maior abaixamento da temperatura de fusão apresentava maior número de partículas em solução. E consequentemente possuía ligações iônicas. Já nas outras soluções analisadas foram medidos menores abaixamento da temperatura de fusão. Pelo fato de apresentarem menores números de partículas em solução. Portanto, concluímos que apresentavam ligações covalentes.
Introdução:
O abaixamento crioscópico, θc, do solvente ocorre porque o seu potencial químico na solução é menor que o do líquido puro, enquanto que o da fase sólida (se ela for constituída somente do solvente puro) permanece o mesmo. Então, para restaurar o equilíbrio entre as duas fases (solução e sólida) do solvente, a temperatura deve ser diminuída. Quando essa temperatura for atingida teremos a igualdade entre os potenciais químicos das duas fases (solução e sólida) do solvente:
[pic]
O lado esquerdo da equação (1) representa o potencial químico do solvente (A) na solução e o direito, o do sólido puro, sendo que o asterisco