Trabalho de análise
Introdução: Os laboratórios do departamento têm como objetivo atender as práticas de ensino (graduação e pós-graduação), dar apoio aos trabalhos de pesquisa e suporte as atividades de extensão, nas suas diferentes áreas de atuação.Os laboratórios são equipados com material básico de pesquisa e equipamentos específicos, tais como cromatógrafos, espectrofotômetros, extrator supercrítico a CO2, spray dryer, amilógrafos e extensógrafos, microscópios, microfermentadores, balanças eletrônicas, câmaras de congelamento, sistemas de sanitização, pasteurizadores, espectrofotômetros de absorção atômica, envasadores, texturômetro, colorímetro, autoclaves, etc.
Desenvolvimento:
Primeiramente, visitamos o laboratório de análise físico-química de leite e derivados e a partir dos testes básico podemos detectar a qualidade do leite.
O leite ao chegar no laboratório, antes de realizarmos qualquer análise, preenchemos uma ficha de cadastro da amostra.
Os testes realizados para leite são: • Contagem de células somáticas (CCS): Células somáticas são células de defesa do organismo (glóbulos brancos) que migram do sangue para o interior da glândula mamária com o objetivo de combater agentes agressores, mas também podem ser células secretoras descamadas. • Contagem total de bactérias (CTB): Determina o número de bactérias viáveis presente no leite. Análise de estrema importância na avaliação da qualidade do leite. Quanto a menor a contagem bacteriana melhor a qualidade do leite. •