DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO POR METODO ESPECTROFOTOMETRICO
LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: FÍSICO - QUÍMICA II
RELATÓRIO: ISOTERMA DE ADSORÇÃO
Antonio Lindomar de Lima
Francisca Maria
Joelma Lourenço da Silva
Jessica Maria
Ipanguaçu/RN
2013
Antonio Lindomar de Lima
Francisca Maria da Silva
Joelma Lourenço da silva
Jessica Maria
DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO POR METODO ESPECTROFOTOMETRICO
Trabalho realizado no interior do Laboratório de Química do IFRN, monitorado pelo professor, Diogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Ipanguaçu, como requisito necessário para uma melhor compreensão e aprendizagem da disciplina.
IPANGUAÇU/RN
2013
Introdução
Sólidos e líquidos geralmente concentram, em suas superfícies, gases ou substanciais em solução e este fenômeno é denominado adsorção. A relação entre a quantidade da substância adsorvida por um adsorvente e a pressão do gás ou concentração da solução no equilíbrio, a uma dada temperatura, é denominado isoterma de adsorção.
Quando um gás ou um soluto entra em contato com uma superfície sólida, algumas moléculas podem aderir a superfície. Este processo é conhecido como adsorção e o processo contrário é conhecido como dessorção. A superfície sólida costuma ser chamada de adsorvente ou substrato e a espécie que adsorve de adsorvato. Qualquer sólido é capaz de adsorver uma certa quantidade de um soluto, e a quantidade de substância adsorvida depende da temperatura, da pressão da concentração do soluto, e das características da superfície sólida.
2. Objetivos
Estudar a adsorção do ácido acético, pelo carbono ativado em função da concentração do ácido na solução e determinar as constantes de adsorção da isoterma de Freϋndlich.
3. Materiais Erlenmeyer de 125 cm3.