RELAT RIO DE BQI 7

1336 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR

Relatório de dosagem de proteínas do leite pelo método do Biureto

Relatório apresentado à Universidade Federal de Viçosa, como parte das exigências da disciplina BQI 101 – Laboratório de Bioquímica I.

Alunos: Arthur Koichi Hashiguchi Matrícula: 54016 Juliana Cerqueira de Paiva Matrícula: 54042
Turma: 05

VIÇOSA
MINAS GERAIS – BRASIL
Junho – 07

Introdução

Existem vários métodos de quantificação de proteínas, sendo a escolha do método a ser empregado dependente de fatores como natureza da proteína, presença de interferentes, rapidez, sensibilidade, eficiência e custos de operacionalização, etc... Os métodos espectrofotométricos possuem várias características que os tornam técnicas rotineiras na quantificação de proteínas e de outras substâncias.

Espectrofotometria

A técnica espectrofotométrica se vale da absorção da luz pela substância a ser quantificada. Se um raio de luz monocromática atravessa a solução de uma substância capaz de absorver energia desse comprimento de onda, uma parte da luz que incide sobre a solução é absorvida e outra parte emerge do outro lado.
T = I/Io T = transmitância; I = intensidade da luz emergente; Io = intensidade da luz incidente

Equipamentos espectrofotométricos

Para a determinação da transmitância ou absorvância de uma solução, são empregados colorímetros ou espectrofotômetros. Os colorímetros são utilizados para a quantificação de substâncias que absorvem energia radiante do espectro visível, comprimentos de onda de 400 a 750 nm. Esses aparelos são constituídos de uma fonte luminosa emissora de luz branca que atravessa um filtro que deixa passar apenas a faixa de comprimento de energia radiante desejada. Nos espectrofotômetros há uma rede ou um prisma que decompõe a luz em seus vários comprimentos de onda. A luz atravessa a solução

Relacionados