Introdução Toque De Classicos
CCJE - Centro De Ciências Jurídicas e Econômicas
Curso: Administração - Matutino : 2015/01
Disciplina: Sociologia Geral / Professora: Rachel franzan
Aluno: Willian Gomes De Oliveira
QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim, Weber. 2. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
UM TOQUE DE CLASSICO:
Introdução:
“A reflexão sobre as origens e a natureza da vida social é quase tão antiga quanto a própria humanidade, mas a Sociologia, como um campo delimitado do saber científico, só emerge em meados do século 19 na Europa.” (p. 8)
Mudanças Resultantes Da Industrialização
“A partir da segunda metade do século 18, com a primeira revolução industrial e o nascimento do proletariado, cresceram as pressões por uma maior participação política, e a urbanização intensificou-se, recriando uma paisagem social muito distinta da que antes existia.” (p. 9)
“Foi somente no limiar do século 18, com as revoluções industrial e agrícola na Inglaterra, que uma relativa abundância de alimentos juntamente com outros fatores ligados a melhorias na higiene promoveram uma sensível redução das taxas de mortalidade e um correspondente aumento da população.” (p. 9)
“Mudanças também ocorreram, em distintos graus, na instituição familiar, tanto no que se refere ao status de seus membros segundo sexo e idade, como à natureza das relações pessoais e jurídicas entre eles.” (p. 10)
“Menos visíveis, mas igualmente profundos foram os desenvolvimentos no universo das relações afetivas.” (p. 11)
Antecedentes Intelectuais Da Sociologia
“Concomitantemente aos processos de ordem socioeconômica, mudanças culturais contribuirão para suplantar a concepção orgânica, dominante na Antigüidade e no período medieval, substituindo-a por correntes de pensamento de base individualista.” (p. 12)
“Além do impacto das mudanças provocadas pela Revolução Industrial, atribui-se à