Análise das Demonstrações Financeiras BR Foods
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DIEGO LAIGNIER
FELIPE BREDER
RENATO CAMPOS
VITOR COTTA
VINÍCIUS AZEVEDO
Análise da Brasil Foods
Análise das Demonstrações Financeiras
Belo Horizonte
2015
Parecer
A Empresa
A BRF — antiga Brasil Foods S.A. (BM&F Bovespa: BRFS3 / NYSE: BRFS) — é um conglomerado brasileiro do ramo alimentício, que surgiu através da fusão das ações da Sadia S.A. ao capital social da Perdigão S.A.. Há mais de 80 anos no mercado, desde a fundação da primeira fábrica na cidade de Videira (SC) em 1934, atua nos segmentos de carnes, alimentos processados, margarinas, massas, pizzas e vegetais congelados.
As duas maiores unidades industriais do grupo estão localizadas em Uberlândia, no estado de Minas Gerais, e em Lucas do Rio Verde, no estado de Mato Grosso. Em 2012 a BRF abateu cerca de 1.8 bilhão de aves e mais de 9.800 milhões de suínos e bovinos por ano.
A operação de fusão ocorreu por meio de troca de ações e foi aprovada pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) no dia 13 de julho de 2011, com a imposição de restrições que reduziram a proporção do negócio realizado.
Em 2014, uma pesquisa realizada pela DINHEIRO/BrandAnalytics apontou as marcas Perdigão e Sadia entre as 50 mais valiosas do Brasil — ocupando o 11º e o 6º lugares, respectivamente.
Os Concorrentes
A BRF está listada na CVM no Segmento de Carnes e Derivados, juntamente com empresas como: JBS S.A., MARFRIG GLOBAL FOODS S.A., MINERVA S.A. e MINUPAR PARTICIPAÇÕES S.A. Sendo o Market Share dividido da seguinte forma:
A JBS tornou-se a primeira companhia do setor frigorífico no Brasil a negociar suas ações na bolsa de valores a partir de março de 2007. Desde então, seus papéis são comercializados no Novo Mercado da