Relatório de auditoria
EXERCÍCIOS
Redija os pontos do relatório-comentário com base nas informações abaixo relatadas.
1. A contabilidade debita diretamente a conta do banco destinatário, por ocasião da transferência de numerário entre filiais, ou seja, a empresa não tem uma conta específica para contabilização do numerário em trânsito.
A contabilidade prescinde de uma conta específica para registro do numerário em trânsito.
Em nosso entendimento essa conta é muito importante para fins de controle de transferência de recursos entre locais, principalmente com relação às datas de saída e entrada dos valores transferidos.
Recomendamos a criação da conta de transferência de numerários, a qual é classificada no disponível, debitada pela remessa do numerário e creditada pela chegada do recurso ao local de destino.
2. Durante a auditoria, você observou que, com freqüência, os cheques são emitidos e contabilizados (débito em fornecedores e crédito em bancos) em um mês e o pagamento ao fornecedor ocorre no mês subseqüente. Segundo o chefe da Tesouraria, os cheques são preparados e assinados dois dias antes da data do vencimento da obrigação com o objetivo de agilizar o processo de pagamento, entretanto, alguns fornecedores demoram algum tempo para vir apanhar seu pagamento na empresa.
A prática da empresa é contabilizar o cheque baixado de bancos e fornecedores, por ocasião de sua emissão.
Esse procedimento é válido quando o pagamento ao fornecedor ocorre no próprio mês de emissão do cheque, caso contrário, as disponibilidades e os fornecedores seriam apresentados erroneamente nos relatórios gerenciais e nas demonstrações contábeis mensais, fato que vem ocorrendo na empresa.
Sugerimos:
criação da conta de cheques emitidos no grupo do disponível (debitada pela emissão do cheque e creditada pelo efetivo pagamento ao fornecedor).
ou contabilização nas contas patrimoniais somente quando do pagamento ao fornecedor, sendo que o cheque seria