DETERMINANTES
Estudo dirigido de Microbiologia – profª Daniela S. Thuler Vargas
1. Complete a tabela com as palavras da caixa.
Seres eucariontes
Seres procariontes
Seres acelulares
Presença de parede celular
Reprodução sexuada
Grande quantidade de peptideoglicano
Presença de endotoxina
Formação de esporos de resistência
Parede seletiva, pela presença de porinas
Possuem hifas
Arranjo de células esféricas em cachos
Arranjo de células esféricas em corrente
Possui micélio
2. Alguns fungos pode apresentar a formação de estruturas de resistência, que são nódulos ou cistos duros, parenquimatosos. Estas estruturas são denominadas esclerócios e ficam dormentes até o fungo encontrar uma condição favorável ao crescimento. Em analogia, que estrutura bacteriana é capaz de conferir tal resistência? Cite uma bactéria capaz de formar esta estrutura.
3. É sabido que alguns fungos podem mudar sua forma celular (levedura para hifas e vice-versa) e, quando isto acontece, pode haver alteração de sua patogenicidade. Que nome se dá para este fenônemo fúngico?
4. O botulismo é uma doença causada pela toxina botulínica, uma neurotoxina. A bactéria que a produz , Clostridium botulinum, é uma bactéria gram positiva, anaeróbia. Sabendo disso, que tipo de local seria mais viável para a proliferação e , consequentemente, produção de toxinas por este microrganismo?
a) ar
b) alimentos enlatados
c) água
d) pele humana
5. Um paciente apresenta o seguinte quadro clínico: dificuldade de respiração, tosse persistente, aumento de secreção pulmonar. Pode-se determinar a origem de sua doença como sendo bacteriana, viral ou fúngica? Explique as possibilidades.
6. A