LINHA DO TEMPO- Os principais acontecimentos que contribuíram para o desenvolvimento da Psicologia enquanto Ciência.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Componente Curricular: Psicologia e Educação
Prof. Algustinha Mafalda
Tutora: Yochabelly A. de Lima
Atividade Online
Nome: Luzimara Faustino Barros Soares.
Polo: Guamaré/RN
Matricula: 2014002000 Linha do tempo
Os principais acontecimentos que contribuíram para o desenvolvimento da Psicologia enquanto Ciência.
FILÓSOFOS PRÉ- SOCRÁTICOS E SÓCRATES(464-399 a.C.)
Os filósofos pré-socráticos, assim denominados por antecederem o filósofo grego Sócrates, enfatizavam o es- tudo da relação do homem com a mundo por meio da percepção. Contudo, é com Sócrates (469-399 a.C.) que a apreciação do psiquismo ganha maior interesse. A preocupação central desse pensador era distinguir a es- sência humana da essência dos demais animais. em vistas disso, ele defendia que essa distinção era a razão e que o uso da razão permitia ao ser humano suplantar seus instintos. A razão como uma particularidade do ser humano inaugura o estudo da consciência.
PLATÃO (427-347 a. C)
Platão (427-347 a. C), discípulo de Sócrates, demarcou um espaço no corpo para situar a razão, isto é, a cabeça, onde ficaria a alma humana. Platão concebia a alma separada do corpo e a medula faria a ligação entre essas duas partes. Quando alguém morria, a matéria (o corpo) desaparecia; já a alma ganhava a liberdade. Desse modo, Platão concebia o homem como um ser dual. Considerava o corpo como algo ligado ao mundo dos senti- dos e uma alma imortal, não material (BOCK, FURTADO e TEIXEIRA, 2008).
Aristóteles (384-322 a.C)
Já Aristóteles (384-322 a.C), discípulo de Platão, dedicou-se ao estudo das mudanças, das transformações da natureza. Para ele, a natureza evolui gradativamente dos seres inanimados aos seres animados ou criaturas vivas. Divide esse último grupo em animais e homens. Tudo o que vive