Determinantes e efeitos
Nascido em 1929. Discípulo de Wilbur Schcramm en la Escuela de Periodismo de la Universidad de Illinois, donde se doctoró en 1956, con la tesis Allocation of Procedural Responsibilities as a Determinant of Group Productivity and Satisfaction , dirigida por Charles E. Discípulo de Wilbur Schcramm na Escola de Jornalismo da Universidade de Illinois, onde ele obteve seu doutorado em 1956, com a tese processuais atribuição de responsabilidades como um determinante de produtividade e satisfação Group, liderado por Charles E. Osgood .Osgood. En 1960 publicó su libro más conocido, en el que hace la exposición de sus modelos teóricos sobre la naturaleza psicológica de la comunicación: Process of Communication: An Introduction to Theory and Practice (Ed. Thomson Learning). Em 1960 ele publicou seu livro mais conhecido: Processo de Comunicação: Uma Introdução à Teoria e Prática (Ed. Thomson Learning).
No capítulo em questão, Fidelidade da Comunicação- Determinantes de efeito, o autor apresenta os fatores responsáveis para a comunicação acontecer. E de início ele já mostra dois desses fatores: a Fidelidade, que vai expressar exatamente o que a fonte quer dizer; e o ruído que distorce a qualidade do sinal. A eliminação do ruído aumenta a fidelidade.
O autor também lista 6 elementos básicos da comunicação: fonte, codificador, mensagem, canal, decodificador, receptor. Há 5 habilidades verbais de comunicação: escrita e palavra que codificam; leitura e audição que decodificam; e por fim o pensamento e o raciocínio que codificam e decodificam.
Os codificadores- fontes influenciam a nossa capacidade de dizer algo quando nos comunicamos. E,também a de codificar mensagens que exprimam o q pretendemos. O autor aponta que ficaremos limitados em nossa capacidade de exprimir os nossos objetivos se não tivermos habilidades comunicadoras que codifiquem mensagens corretas.
O