Dissertação estresse na atualidade
Segundo o dicionário Aurélio, estresse é uma reação do organismo a um esforço extremo ou importante. Podendo ser causado por tudo àquilo que leve a pessoa ao sentimento de angústia, quando os sintomas de estresse persistem por um longo período,os mecanismos de defesa humanos deixam de responder corretamente, aumentando a possibilidade de ocorrer diversas doenças, especialmente cardiovasculares. No entanto, o tema estresse nunca ganhou tamanha notoriedade e especialistas discutem se este é uma conseqüência da sociedade contemporânea.
O excesso de trabalho e a tecnologia que nos expõe a fatores estressantes contribuem em até 40% no aumento de pessoas que buscam tratamento para estresse. Atualmente, a necessidade de conseguir mais dinheiro, atingir status social, competir no ambiente de trabalho, permanecer longe da família, entre outros fatores como consumismo e sedentarismo, constituem elementos estressantes. Além disso, com o surgimento de tantas tecnologias influenciando o cotidiano e a intensa globalização os efeitos do estresse se agravam.
No entanto alguns especialistas apresentam uma opinião contrária. Observando os sintomas e reações que caracterizam o estresse chega-se a conclusão de que este sempre existiu, os fatores estressantes que mudam com o tempo, como base para esta afirmação tem-se os estudos de Hans Selye, primeiro médico a utilizar e definir o termo estresse em suas investigações científicas por meio da observação de animais, em 1936.
Embora não exista certeza sobre a data de sua origem ou qual exatamente sua causa, enormes avanços ocorreram na área da saúde quando se trata de estresse, já que este, quando em excesso pode ser extremamente prejudicial, tornando o organismo vulnerável a varias doenças. Entre os diversos profissionais que tratam e auxiliam as pessoas que sofrem de estresse estão o psiquiatra, o neurologista e o psicólogo que contam com os avanços científicos para oferecer saúde e bem-estar a