determinacao vitamina c
Introdução: As reações ácido-base reacionam as estruturas moleculares e as reatividades, facilitando a utilização de parâmetros termodinâmicos para prever a quantidade de produto presente quando a reação entrar em equilíbrio, e também evidenciam o importante papel desempenhados por solventes nas reações químicas. Para a teoria empregada por Bronsted-Lowry, os ácidos são substâncias quem doam prótons, portanto, as bases são substâncias que recebem prótons. O íon formado após o ácido perder seu próton é a base conjugada do ácido e o íon formado quando a base recebe próton, é o ácido conjugado da base. A teoria de Lewis para ácidos e bases, propôs que os ácidos sejam caracterizados como aceitadores de pares de elétron e as bases como doadoras de pares de elétrons.
Para a pratica de extração ácido-base utilizou-se as seguintes substâncias: naftol, naftaleno, anilina e o ácido benzoico, abaixo segue características importantes de tais substâncias.
Naftol: aparência sólido incolor, densidade de 1,22g/cm3, ponto de fusão de 123oC e ponto de ebulição de 286oC, solubilidade em água 0,74g/L, pKa de 9,51, principais riscos sendo nocivo por inalação e ingestão.
Naftaleno: aparência solida branca, forte odor de alcatrão, densidade de 1,16g/cm3, ponto de fusão de 80,35oC, ponto de ebulição de 218oC, solubilidade em água aproximadamente 3,14x104 mg/L, principais riscos sendo inflamável, sensitivante e pKa de 15,5.
Anilina: aparência liquida incolor e ligeiramente amarelo e odor característico que lembra peixe podre, densidade de 1,0217g/mL, ponto de ebulição 184,13oC, ponto de fusão -6,3oC, não evapora facilmente em temperatura ambiente e facilmente inflamável, tóxico em absorção tanto dérmica, como oral e pulmonar.
Ácido benzoico: aparência solida cristalina incolor, ponto de ebulição 250oC, ponto de fusão 122,1oC, densidade de 1,27g/cm3 não toxico e pKa 4,2.
Matérias e métodos: Para a