Determinação quantitativa de vitamina c
BIOMEDICINA
DETERMINAÇÃO QUANTITATIVA DE VITAMINA C
Docente: Maria Etelvina da Fonseca
Aluno (a): Raul Martins
Alfenas – MG
2011
1 INTRODUÇÃO
A vitamina C ( ou ácido ascórbico) apresenta poder redutor devido a sua configuração dienólica, agindo como redutor numa reação de redox, sendo que o ácido ascórbico se oxida formando o ácido dehidroascórbico nu processo reversível.
O mecanismo de ação da vitamina C no corpo humano, ainda mão é totalmente conhecido, dependendo em parte da oxidação reversível: ácido L-ascórbico, ácido dehidroascórbico.
O ácido ascórbico é prontamente absorvido no intestino delgado, pelo peritônio,p] pelos tecido subcutâneo. Acha-se amplamente distribuído no organismo e sua concentração a atividade metabólica do tecido, portanto a concentração de acido ascórbico no cérebro é maior que no rim, no feto, o acido ascórbico é fornecido pela circulação materna.
O organismo adulto necessita de cerca de 75mg de vit.C/dia. Co caso de gestantes e das lactantes, sua necessidade é maior. As melhores fontes de vit. C sãofrutas ( acerola, laranja, limão e caju) e verduras ( brócolis, couve e tomate)
Como o acido ascórbico parece ser responsável pela síntese de colágeno e consequentemente formação e manutenção dos tecido conjuntivos dos animais superiores, a sua deficiência provoca escorbuto.
Os efeitos mais importante do escorbuto são:
Cicatrização deficiente, devido a deficiência das células em depositarem fibras de colágeno e cimento intercelular.
Suspensão de crescimento ósseo, sendo que as células das epífises em crescimento continuam a proliferar, mas nenhuma matriz nova é depositada entre elas, e os ossos se fraturam com facilidade pó ponto de crescimento devido a ossificação insuficiente.
As paredes do vasos sanguíneos tornam-se extremamente frágeis, devido ao fato das células endotélios não serem comentadas juntas de maneira apropriada, e também ocorre deficiência em