destilados
O ínicio da destilação aconteceu quando o sistema apresentava uma temperatura de 71°C e se manteve com 99°C até o término. Sabe-se que a pressão parcial de cada componente em uma solução ideal depende da pressão de vapor da fração molar dos seus componentes e das pressões de vapor individuais de cada um, essa é a conclusão da Lei de Raoult, porém essa lei não se aplica pois a mistura não do experimento é imiscível. Já Dalton diz que quando são misturados dois ou mais gases que não reagem quimicamente entre si são postos em contato a temperatura constante, cada gás exerce a mesma pressão que exerceria se estivesse sozinho e a soma destas pressões é a pressão total exercida pelo sistema então podemos considerar aplicável esta lei no experimento. Ou seja, a soma do vapor da água e do óleo essencial dará como resultado a pressão de vapor da mistura que será maior do que o de cada componente individualmente, por este fato que a destilação ocorre a 99°C.
• Por que a destilação por arraste a vapor é preferida a destilação simples quando se trata de óleos essenciais?
É mais adequada pois a temperatura que a destilação acontece é menor do que o ponto de ebulição dos compostos, isso garante que os compostos não se desintegrem a altas temperaturas pois como o sistema é fechado, a pressão no interior do aparelho é alta e favorece que a água que é utilizada neste caso, entre em ebulição em temperatura menor do que o normal assegurando a integridade do produto final.
A vantagem de se usar a destilação por arraste de vapor é que o condensado, após resfriar, vai separar em duas fases. O oleo essencial se separa da agua e pode ser recuperado por decantação.
A utilização e solventes para extrair o oleo