Destila O Simples
Destilação simples do vinho experimento realizado no dia 13 de outubro de 2014..
2. OBJETIVO
Determinar o teor aproximado de álcool no vinho através da técnica de destilação.
3. RESUMO
Transferiu-se o vinho para um balão volumétrico e adicionou-se algumas pérolas de vidro. Montou-se uma aparelhagem para a destilação simples. Na destilação simples aqueceu o balão com a manta térmica. Recolheu-se o destilado em uma proveta graduada. Anotou-se a temperatura inicial de destilação e continuou-se a destilação até toda a extração do etanol.
4. INTRODUÇÃO
4.1. Destilações
Destilação é uma técnica geralmente usada para remover um solvente, purificar um líquido ou para separar os componentes de uma mistura de líquidos, ou ainda separar líquidos de sólidos. Os tipos mais comuns de destilação são: destilação simples, destilação fracionada, destilação à vácuo e destilação à vapor.
4.1.1. Destilação simples
A destilação simples é uma técnica usada na separação de um líquido volátil de uma substância não volátil. Não é uma forma muito eficiente para separar líquidos com diferença de pontos de ebulição próximos.
Quando uma substância pura é destilada à pressão constante, a temperatura do vapor permanece constante durante toda a destilação. O mesmo comportamento é observado com misturas contendo um líquido e uma impureza não volátil, uma vez que o material condensado não está contaminado pela impureza. No caso de misturas líquidas homogêneas (soluções ideais), a pressão total do vapor, a uma determinada temperatura, é igual à soma das pressões parciais de todos os componentes. A pressão de cada componente é dada pela Lei de Raoult.
A composição de vapor da mistura em relação a cada componente depende também das pressões parciais, segundo a Lei de Dalton.
A composição das leis de Dalton e Raoult revelam que, para uma mistura ideal, o componente mais volátil tem maior fração molar na fase vapor do que na fase líquida em qualquer temperatura. Para uma