Relatorio Destila O Simples
1 INTRODUÇÃO
Destilação é o processo de separação dos componentes de uma mistura por meio de ebulição seguida da condensação do vapor. Os componentes vaporizam e condensam em diferentes temperaturas, o que permite que sejam separados uns dos outros. Neste trabalho será descrito o roteiro para o procedimento experimental de Destilação Simples.
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 O processo de destilação
O processo de destilação é a técnica mais utilizada e mais importante para a separação de líquidos (MARAMBIO,2007). É muito utilizada para separar dois ou mais líquidos que tenham pontos de ebulição diferentes, ou impurezas não voláteis presentes na solução. Em outras palavras, trata-se da evaporação de um líquido mais volátil seguido do esfriamento do vapor para promover sua condensação em outro recipiente.
As misturas de líquidos se dividem segundo sua solubilidade em:
• Líquidos imiscíveis: não se misturam de maneira nenhuma e apresentam duas fases quando em contato.
• Parcialmente miscíveis: apresentam uma solubilidade mútua limitada.
• Completamente miscíveis: formam uma mistura homogênea em qualquer proporção.
Entretando, apenas os líquidos completamente miscíveis podem ser separados por meio da destilação.
2.2 Lei de Raoult
Quando se aquece uma solução com dois ou mais componentes,a ebulição começa quando a pressão de vapor total da solução se iguala a pressão atmosférica.
Segundo a Lei de Raoult,a pressão parcial de cada componente em uma mistura é igual ao produto da pressão total da mistura e da fração molar dela na solução.
Então, através da lei de Raoult, MARAMBIO(2007) relaciona as seguintes afirmações com o processo de destilação:
• O ponto de ebulição de uma mistura ideal,depende dos pontos de ebulição de seus componentes e de suas proporçoes dentro da mistura(fração molar).
• Em uma mistura ideal de dois componentes,o ponto de ebulição da mistura em qualquer composição está compreendida entre os pontos de ebulição das