EMBRAER Correto
Breve Histórico da Empresa
Em 19 de agosto de 1969 foi criada a Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. Com o apoio do Governo Brasileiro.
Sua primeira missão foi produzir e comercializar o Bandeirante. Em seguida veio o pedido do Governo Brasileiro para fabricar o jato de treinamento avançado e ataque ao solo EMB 326 Xavante, sob licença da empresa italiana Aermacchi. Outros desenvolvimentos que marcaram o início das atividades da Embraer foram o planador de alto desempenho EMB 400 Urupema e a aeronave Agrícola EMB 200 Ipanema.
Ao final da década de 1970, o desenvolvimento de novos produtos – como o EMB 312 Tucano e o EMB 120 Brasilia, seguidos pelo programa AMX, em cooperação com as empresas Aeritalia (hoje Alenia) e Aermacchi – permitiram que a Empresa atingisse novo patamar tecnológico e industrial.
A partir de 1970,o enorme sucesso alcançado pela plataforma ERJ 145 e pelos E-Jets, a confirmação da presença definitiva da Embraer no mercado de jatos executivos com o lançamento das famílias Phenom, Legacy e do Lineage, bem como a expansão de suas operações no mercado de serviços aeronáuticos, estabeleceram bases sólidas para o futuro da Empresa.
Com clientes em todo o mundo e importantes parceiros de renome internacional, a Embraer é hoje uma das maiores exportadoras brasileiras, com rico portfólio de produtos e serviços em suas quatro unidades de negócio: Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança, e Sistemas.
Diferentemente da implantação da indústria automobilística (onde corporações transnacionais ocuparam o nível mais elevado da atividade industrial) a EMBRAER foi concebida como uma estatal e como uma montadora final, que se dedicaria exclusivamente à montagem de aviões através da materialização de um projeto aeronáutico endogenamente concebido. Outras companhias nacionais e estrangeiras forneceriam a produção de componentes no Brasil; mas poderia determinar com autonomia, em função da posição que ocupava e da estratégia de