CHO Aula10
2109 palavras
9 páginas
1UNIP – Tatuapé – Comportamento Humano Organizacional – 2013
Prof.Paulo Roberto T. Matta adaptado por: Profa. Ecila Alves de Oliveira
Comportamento Humano Organizacional
Décima Aula
7. Conflitos, Estresse e Bem-estar no ambiente de trabalho
“A crítica é fútil, porque coloca um homem na defensiva, e, comumente, faz com que ele se esforce para justificar-se. A crítica é perigosa, porque fere o precioso orgulho do indivíduo, alcança o seu senso de importância e gera o ressentimento”. (Dale Carnegie)
7.1
Conflito
O conflito é algo presente em nossas vidas. Segundo Chiavenato (2002), conflito é a existência de idéias, sentimentos, atitudes, interesses antagônicos, diferentes, que colidem e que se chocam. Os conflitos são naturais e, em geral, se forem bem administrados, podem agregar experiências e renovar relacionamentos. Onde há relacionamento humano, há conflitos. 7.1.1 Definição de conflito
“Conflito é um processo que se inicia quando uma das partes em interação percebe que a outra frustrou ou está por frustrar suas necessidades e objetivos.” Thomas K. W.
“Conflito é uma forma de interação deliberada entre duas ou mais pessoas ou grupos que procuram definir ou redefinir os termos da relação de interdependência.” Rosa S. Krausz.
Existem inúmeras alternativas para indivíduos e grupos lidarem com o conflito. Eles podem ser ignorados ou abafados ou até mesmo sanados e transformados num elemento auxiliar na evolução de uma sociedade ou organização.
Para um entendimento mais preciso sobre a dinâmica dos conflitos, devemos ter uma visão mais abrangente de suas inúmeras possibilidades.
O conflito pode ser encarado como:
destrutivo/disfuncional (negativo): que percebe o conflito como algo prejudicial, devendo ser evitado a todo custo, ao fazer com que o trabalho perca seu impulso ou ao criar situações que resultam em desperdícios de esforços;
construtivo/funcional (positivo): que procura os benefícios que as diferenças de opiniões e os posicionamentos contrários