Separação de Componentes
Separação de Componentes
Realizado por:
Cristian Costa
Diogo Ferreira
Iara Fazenda
Rui Lário
Sergii Mykolyshyn
Materiais:
-Funil de vidro
-Papel de filtro dobrado em pregas
-2 gobelés
-Vareta de vidro
- 2 suportes universais
-Íman
-Condensador de Liebig
-Manta de aquecimento
-Balão de fundo redondo
-Termómetro
-Caixa de petri
-Trompa de vácuo
Mistura:
-limalha de ferro
-sal
-areia
-água no estado líquido que foi adicionada à mistura
Procedimentos:
De início havia uma mistura heterogénea (sal, areia e limalha de ferro), e para separar os componentes utilizaram-se os seguintes métodos de separação:
Separação magnética ( usou-se um íman para atraír a limalha de ferro, separando assim esta do resto da mistura e sobraram só areia e sal) Dissolução por solvente (juntou-se água à mistura, dissolvendo assim o sal que estava nessa)
Decantação (Utilizaram-se 2 gobelés e uma vareta de vidro, para separar a água salgada da areia)
Filtração (Separaram-se os restos de grãos de areia da água salgada, utilizando como materiais góbele, vareta de vidro, papel de filtro dobrado em pregas, funil de vidro e suporte universal)
Destilação (Neste processo, destila-se a água do sal, pois estes têm pontos de ebulição diferentes. Utilizou-se então a manta de aquecimento, balão de fundo redondo, termómetro, condensador de Liebig, trompas de vácuo, gobelé, 2 suportes universais e alonga. Entornou-se a mistura no balão e com a manta de aquecimento, ebulimos a água. O vapor desta, entrava no condensador e na parte de baixo entrava água fria e passava pelo condensador, e na parte de cima saía água morna, para que o vapor condensasse e se transformasse em água no estado líquido)
Esquema de montagem de uma destilação simples
Conclusão: Foi-nos apresentada uma mistura com os seguintes materiais: limalha de ferro, areia e sal para procedermos à sua separação. Das experiências