RELATORIO DESTILA O SIMPLES
CAMPUS RIBEIRÃO PRETO
AULA
DESTILAÇÃO SIMPLES
CURSO: Engenharia Química
DISCPLINA: Química Geral Experimental
TÉCNICAS DE DESTILAÇÃO SIMPLES
1. INTRODUÇÃO Destilação, umas das técnicas mais conhecidas em laboratório que consiste na separação de componentes líquidos de uma solução ou para fazer extração de líquidos de sólidos numa mistura. Basicamente a solução ou mistura a ser destilada é colocada em um recipiente adequado (balão), tendo o ponto de ebulição certo se condensará passando de um recipiente a outro, isto é, o componente mais volátil transforma-se em vapor sobe, e ao passar pelo condensador, muda novamente ao seu estado físico inicial, recolhido este em uma vidraria adequada. O componente menos volátil permanece no balão na forma de resíduo e o que passa pelo condensador se torna o destilado.
Há formas diferentes de destilação: destilação simples, destilação fracionada, entre outras. A prática feita pelo grupo utiliza o método de destilação simples.
OBJETIVO
O objetivo dessa aula prática é fazer a separação, utilizando o método da destilação simples, de uma mistura de água e acetona. Observando as diferenças de temperatura no momento inicial da ebulição da mesma e fazendo o acompanhamento com anotações das mudanças de temperatura. Ademais, compreender as pormenores partes que compõem o aparelho em vidraria devidamente encaixadas pelos membros do grupo; fazer anotações de temperatura, juntamente analisando o processo da passagem do líquido transferido após o ponto inicial de ebulição da mistura, analisando o rendimento final em volume apenas.
2. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
Para fazer a destilação simples da acetona em água, foram usados os materiais e equipamentos descritos abaixo.
Balão de destilação (250ml)
Condensador Becker (50ml)
Pipeta graduada (10ml) Proveta (100ml)
Termômetro
Bico de Bunsen
Bastão de vidro