Destila O Simples
Destilação Simples
Março/2015
1. Objetivo
Observar o processo separação de dois líquidos: butanol e etanol, através do processo de destilação simples.
2. Fundamento Teórico
A destilação usa as diferenças de pontos de ebulição para separar as misturas. Nela, os componentes de uma mistura vaporizam-se em temperaturas diferentes e condensam-se em um tubo resfriado chamado de condensador. .A separação de misturas aproveita as diferenças de propriedades físicas dos componentes.
A destilação é uma Operação Unitária integrada no conjunto das Operações Baseadas na Transferência de Massa. O mecanismo subjacente a esta operação de separação é o do equilíbrio líquido/vapor. Ao fornecer calor a uma mistura líquida, se promovermos a sua vaporização parcial, obtemos duas fases, uma líquida e outra de vapor, que têm composições diferentes. A diferença de composição das duas fases resulta da diferença de volatilidades dos vários componentes da mistura líquida inicial. Quanto maior for essa diferença entre as volatilidades (isto é, quanto mais diferente da unidade forem as volatilidades relativas) maior será a diferença de composição entre a fase líquida e vapor e, como tal, mais fácil será a separação por destilação.
3. Materiais e Reagentes
3.1 Materiais
Condensador
Termômetro
Unha
Cabeça de destilação
Balão de destilação
Suporte universal
Garras e mufas
Manta aquecedora
Pérolas de vidro
Mangueira de látex
3.2 Reagentes
Etanol
Butanol
4. Procedimento experimental
Transferiu-se para um balão de destilação 150mL de uma amostra de etanol e butanol. Adicionaram-se pérolas de vidro e montou-se a aparelhagem de acordo com a figura a seguir.
Em seguida, aqueceu-se a mistura de forma que a destilação ocorresse lentamente. Recolheu-se o destilado em um erlenmeyer.
Anotou-se a temperatura inicial da destilação.
5. Resultados e Discussões
Quando começou-se o processo de destilação, ou seja, quando o primeiro vapor foi