Destilação simples e destilação fracionada
Destilação simples e destilação fracionada
Laboratório QO
Resumo
O objetivo do trabalho é realizar a destilação de uma mistura de água e acetona, usando a destilação simples e fracionada e comparar as suas eficiências.
Para isso efetuamos a montagem do material necessário a ambas as destilações.
Na destilação simples, a primeira gota foi recolhida a uma temperatura de 28 ºC e terminou com 75mL de destilado a 93ºC.
Na destilação fracionada, a primeira gota foi recolhida a uma temperatura de 52ºC e terminou com 73mL de destilado a 95ºC.
A diferença de temperaturas na primeira gota recolhida nas duas destilações deve-se ao facto que na destilação fracionada quando a mistura chega ao topo da coluna de fracionamento é praticamente só acetona.
Após análise dos resultados verifica-se que na destilação simples entre o final da destilação de acetona (P.E-60ªc) e o início da destilação da água (P.E-100ºC) a temperatura aumenta de forma gradual; na destilação fracionada a temperatura sobe exponencialmente.
Pode-se concluir que a destilação fracionada é mais eficiente.
Parte experimental
Destilação Simples:
Para a execução da destilação simples da mistura acetona-agua efetuou-se a montagem do material. De seguida, no nicho, mediu-se 100 mL de mistura que se transferiu para o balão de destilação. Colocou-se 4 pequenos fragmentos de porcelana porosa dentro do balão de destilação e Introduziu-se o balão na manta de aquecimento. Depois da montagem estar completa, abriu-se a torneira da água para dar-se inicio à refrigeração do condensador. Iniciou-se o aquecimento da manta a uma temperatura constante. Quando caiu a primeira gota de destilado registou-se a temperatura; registou-se a temperatura de 5 em 5mL de destilado recolhido. Quando o termómetro ultrapassou os 90 0C fez-se mais um registo de temperatura e volume do destilado, acabando, assim, a destilação aos 930 C com um destilado de 75 mL. Retirou-se o