trabalho de fabricação de vinhos e destilados
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
TRABALHO DE MICROBIOLOGIA INDUSTRIAL
Aluna: Adriana Conceição de Oliveira Silva
11 de Abril de 2014
FACULDADE BOA VIAGEM
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
TRABALHO DE MICROBIOLOGIA INDUSTRIAL
11 de Abril de 2014
RESUMO
O processo de fabricação da cerveja, vinhos e destilados são obtidos através da Produção e fermentação, são dois dos métodos mais comuns de produção de bebidas alcoólicas. A fabricação de cerveja é o processo usado para criar a cerveja, enquanto destilação produz espíritos, tais como uísque, gin e vodka. A fermentação, o processo biológico no qual açúcares vegetais são consumidos e etanol é produzido, é uma parte importante de ambos os processos. A fermentação alcoólica de mosto de cereal maltado, geralmente malte de cevada, sendo facultativa a adição de outra matéria-prima fonte de carboidratos, como milho, arroz ou trigo, e possui em geral teor alcoólico entre 3% e 8%. A cerveja é um produto instável, que passa por diversas transformações químicas, físicas e sensoriais durante sua vida de prateleira. A perda de qualidade pelo surgimento de sabores e aromas indesejáveis e alterações nas propriedades físicas da cerveja é um problema que a indústria cervejeira procura solucionar.
1.Introdução
A cerveja é uma bebida de ampla difusão e intenso consumo, sendo conhecida desde remota antigüidade em diversos países do mundo, principalmente nos Estados Unidos, Alemanha e a China. Tem como principal mercado consumidor a Europa,sendo que a Alemanha e a Dinamarca possuem o maior consumo per capto em litros por ano.
Há 2800 a.C., os babilônios já fabricavam vários tipos de cervejas. Diversos documentos antigos relatam histórias e lendas ligadas à cerveja dos povos hititas, armênios, gregos, egípcios e outros. Em várias regiões era utilizada na alimentação diária da população como importante fonte de nutrientes.
Os sumérios