O conhaque
O Conhaque é reconhecido pelos conhecedores como o melhor brandy do mundo. Ele só é fabricado na região francesa de Cognac (somente o brandy original desta região merece, com efeito, o nome de cognac), onde o solo calcário e o clima úmido são combinados a técnicas especiais de destilação para produzir o que há de melhor em brandys. A maioria deles é envelhecida em tonéis de carvalho por dois a quatro anos, às vezes mais.
Pelo fato dos conhaques serem o resultado de misturas de brandys de várias idades, não se faz menção a nenhuma idade em especial em seus rótulos. Utilizam-se, em seu lugar, siglas que indicam a idade e a qualidade relativa do pro produto:
VSOP = (muito especial velho e claro, com no mínimo quatro anos de madeira)
VVSOP = (envelhecimento muito, muito superior)
E = (extra ou especial)
F = (fino)
X = (extra)
VS = (muito especial, o mais simples, que estagiou pelo menos três anos em madeira. Algumas marcas têm três estrelas nos rótulos;)
VVO = (muito, muito velho)
XO = (extra velho, destilados com estágio não inferior a dez anos na madeira)
Os brandys classificados como VSOP devem ser envelhecidos por pelo menos quatro anos. Todos os outros devem ser envelhecidos em barris de madeira por pelo menos cinco anos. Cinco anos corresponde, dessa forma, à idade do conhaque mais novo da mistura: geralmente, muitos outros conhaques são adicionados para emprestar sabor, bouquet e finesse ao produto, que chega engarrafado ao consumidor. Cerca de 75% do conhaque que é vendido no Canadá e nos Estados Unidos é produzido por quatro grandes companhias: Courvoisier, Hennessy, Martell e Remy Martin. _____________________________________________________________________________
FREITAS, Armando; NOVAKOSKI, Deise; FREUND, Francisco Tommy. Barman: perfil profissional, técnicas de trabalho e mercado. Rio de Janeiro: Senac, 2005.
O conhaque, feito a partir de uvas brancas