Tecnologia de Materiais - Borracha Natural e Sintética
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA – DET
COORDENAÇÃO ACADÊMICA – CA
DISCIPLINA: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS
BORRACHA NATURAL
X
BORRACHA SINTÉTICA
INTRODUÇÃO
A borracha tornou-se um material indispensável à indústria moderna e está presente em diversos produtos com os quais o homem convive em seu dia-a-dia. A indústria de borrachas é um ramo consolidado atualmente, destacadamente rico sob os aspectos financeiros e tecnológicos. Pode ser considerado como um excelente termômetro da industrialização das nações.
Borracha é um elastômero, ou seja, um material macromolecular que recupera rapidamente a sua forma e dimensões iniciais, após cessar a aplicação de uma tensão.
A borracha pode ser obtida de duas maneiras: naturalmente e sinteticamente. A borracha natural vem do látex, que é o produto de biossíntese de certas espécies, entre as quais a mais importante é a Hevea brasiliensis. A constituição dela se dá por uma repetição de unidades isoprênicas, conforme mostrado na figura abaixo:
No entanto, os cientistas conseguiram sintetizar uma espécie de polímero de adição que apresenta exatamente a mesma estrutura da borracha natural. A borracha sintética é feita a partir da polimerização de diferentes monômeros. Após a produção da borracha, ela é moldada e vulcanizada de acordo com o interesse do consumidor.
Para que uma substância seja considerada uma borracha ela deve apresentar os seguintes requisitos: possuir preferencialmente longas cadeias moleculares; o segmento individual da cadeia deve ser flexível para ter movimento browniano à temperatura ambiente, ou seja, para possuir movimento aleatório das partículas macroscópicas, como conseqüência dos choques das moléculas do fluido nas partículas; deve ser predominantemente amorfa à temperatura ambiente, para que a flexibilidade da cadeia não seja inibida pela cristalização.
A escolha da borracha base para a execução de uma formulação é