Cachaça
Fernando Menzel Anton (FAHOR) 000921@fahor.com.br
Resumo
Este trabalho trata sobre o destilador multiplo e suas aplicações na fabricação de produtos a base de destilados, tendo como objetivo, demonstrar o processo de destilação, demonstrando as etapas que o vinho percorre ate virar a cachaça. Com uma revisão bibliográfica e uma pesquisa no destilador da Fahor (Faculdade Horizontina) foi possivel observar todo o processo descrito por atividade de cada componente do destilador, e o fluxo do processo desde a preparação até a obtenção do álcool.
Palavras-chave: Destilador; Cachaça; Destilação da Cachaça;
1. Introdução
Desde a antiguidade sempre foi comum o consumo de bebidas alcoólicas, tendo como processo de fabricação os mais diversos tipos. Porem somente por volta de 1876 é que o francês Luiz PASTEUR desenvolveu um mecanismo de transformação dos açúcares em álcool sob ação da levedura, em ausência de oxigênio.
O processo de destilação se divide basicamente em dois tipos de destilador, o destilador continuo, e o destilador simples. O destilador continuo se distingue dos outros processos por transcorrer em diversas fases dentro no interior do processo, enquanto o destilador simples passa basicamente por duas etapas.
Com isso, este trabalho tem por objetivo demonstrar o processo de fabricação do vinho para se destilar até a destilação no interior do destilador, demonstrando todas as fases e as funções de cada um dos componentes. Com isso se realizou uma revisão bibliográfica e a analise de um destilador continuo, onde se pode verificar todos os componentes e fases.
2. Revisão da Literatura
1. História da Destilação
O ser humano sempre ingeriu bebidas alcoólicas, principalmente em festas, rituais religiosas. Os povos criaram bebidas alcoólicas à sua maneira, seja o cauim, bebida dos índios brasileiros, a partir da mastigação de mandioca ou milho que