Exposição em brasília mostra serra da capivara
Para divulgar os bens culturais, ambientais e históricos brasileiros, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Governo do Distrito Federal (GDF) disponibilizam na Estação Central do Metrô de Brasília, a exposição Patrimônio Mundial no Brasil.
A exposição reúne 59 painéis, com fotografias e textos, sobre os 19 sítios culturais e naturais brasileiros inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.
A exposição vai permanecer na estação do metrô na Rodoviária do Plano Piloto até o dia 11 de janeiro de 2013, e em seguida percorrerá as demais estações do metropolitano.
A mostra dispersa na galeria, está na última fileira distribuída em ordem alfabética, o painel Serra da Capivara, onde 3 cavaletes exibem fotografias e textos relatando a pré- história no Brasil, bem como a motivação para em 1979 ser criado o Parque Nacional Serra da Capivara, com área de 130 mil hectares.
Em um dos painéis conta que as descoberta de carvões e artefatos de pedra lascada, levantaram a hipótese de que o homem poderia ter vivido ali na região de São Raimundo, há 50 mil anos, além de contar um pouco sobre as pinturas rupestres e a exuberância que as mesmas representam como patrimônio mundial.
Era uma vez o aeroporto Serra da Capivara
O aeroporto Internacional Serra da Capivara tido como promessa de melhoria no turismo da região, segue a sua trajetória de construção a paços mancos, fortunas já foram investidas no local, mas pelas últimas informações da imprensa de São Raimundo Nonato, falta muito para que as obras sejam concluídas. A diretora do Parque Nacional Serra da Capivara, doutora Niède Guidon, que há tempos vem lutando para proteger o patrimônio histórico mundial, vê com insatisfação a construção do aeroporto.
Com o aeroporto Serra da Capivara concluído e operando, investidores poderiam construir hotéis, agências de recepção e encaminhamento de turistas, pousadas,