Bienal
BIENAL DE ARTE DE SÃO PAULO
INTRODUÇÃO
A Bienal Internacional de Arte de São Paulo é uma exposição de artes que, como o nome indica, ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo. O principal evento de artes plásticas no Brasil. Na metade do século vinte, um novo cenário cultural possibilitou a criação do Museu de Arte Moderna de São Paulo e da Bienal, que chegou ao final do século como um dos mais importantes eventos do circuito mundial, detentora de pesados investimentos patrocinados, na maior parte, pela iniciativa privada. Ganham espaço os curadores e as atividades pedagógicas voltadas para o público de massa. O evento é constantemente responsável por projetar a obra de artistas internacionais desconhecidos e por refletir as tendências mais marcantes no cenário artístico global. Considerado um dos três principais eventos do circuito artístico internacional.
O evento acontece no Pavilhão Ciccillo Matarazzo do Parque do Ibirapuera, motivo pelo qual o prédio também é conhecido como Pavilhão da Bienal, projetado por Oscar Niemeyer.
Logo após a inauguração do Museu de Arte Moderna (MAM), em 1948, Ciccillo Matarazzo propôs a realização de uma grande mostra internacional inspirada na Bienal de Veneza, então em 1951 ocorreu a primeira Bienal de Arte de São Paulo. Foi a segunda mega exposição de arte contemporânea do mundo, a primeira do Hemisfério Sul.
Concebida no âmbito do MAM/SP, a 1ª Bienal é realizada em 20 de outubro de 1951 na esplanada do Trianon, local hoje ocupado pelo MASP. O espaço, projetado pelos arquitetos Luís Saia e Eduardo Kneese de Mello, dá lugar a 1.800 obras de 23 países, além da representação nacional.
DESENVOLVIMENTO
A Fundação Bienal de São Paulo é uma das mais importantes instituições internacionais sem fins lucrativos que promove, organiza, patrocina e apoia a Bienal de São Paulo e também a Bienal Internacional de Arquitetura, Urbanismo e Design de