Fichamento
!
O livro CORROSÃO DO CARÁTER - conseqüencias pessoais do trabalho do
novo capitalismo de Richard Sennet, no Brasil, teve sua 14ª edição publicada pela
Editora Record, no ano de 2009. Sennet além de ser historiador norte-americano, leciona sociologia na Universidade de Nova York, no Massachusetts Institute of Technology, assim como na London School of Economics. Deste, o capítulo FRACASSO, pgs. 141 a 162, será trabalhado.
!
A divisão do livro se dá em 8 capítulos e um apêndice, com uma linguagem
simples, na primeira pessoal do plural, porém nem de tão fácil reflexão. A obra tem, por completo, 204 páginas. O capítulo em questão fala sobre como o Fracasso passou de um estado exclusivo e restrito aos mais pobres, para também se tornar parte da vida dos mais ricos. Junto disso, a trajetória de vida de alguns poucos funcionários demitidos da
IBM é narrada, exemplificando assim o que Sennet propõe: uma relação entre fracasso, demissão e sucesso.
!
Na obra, Sennet pretende criar uma visão do novo capitalismo (ou do Capitalismo
Pós-Guerra como ele mesmo diz), a partir da narratória da trajetória da vida empresarial de executivos da IBM, agora, demitidos. É explorada a ideia de contraste entre os dois tipos de Capitalismo, o Pré e o Pós-Guerra. O primeiro, aquele das rígidas hierarquias empresariais, no qual o estimado era o senso de carreira pessoal através de objetivos de longo prazo e que agora, está dando espaço ao segundo, o capitalismo pós-guerra.
Neste, o novo mundo das corporações, com flexibilidade, risco e o tempo de curto prazo, impossibilitam a criação da anteriormente valorizada carreira, dando destaque a mudança, a adaptação - a reinvenção a toda hora. E esse é justamente o motivo por esses funcionários terem sido demitidos: não conseguir se adaptar.
!
Após a demissão, esses funcionários chegam em uma fase crítica; “a ponte” para o
sucesso. Eles começam a imaginar possíveis motivos para