Senac - Curso Pronatec
TRABALHO SOBRE DESTILADOS E LICORES
Origem da Destilação Sob o calor do sol, uma maré vaza pode deixar sal na areia. Será mais um desígnio da natureza? Aristóteles refere que os marinheiros fenícios destilavam água do mar para retirar o sal. A palavra “destilação”, tal como álcool, têm origens árabes.
Provavelmente foram os mouros que trouxeram a técnica de destile para a Península Ibérica e daqui, posteriormente, difundida pela Europa, tendo as bebidas destiladas começado a surgir no início do Renascimento. O uso da destilação na alquimia e na medicina medieval pode ter dado origem `a expressão “aqua vitae” ou água da vida, como um termo para bebidas espirituosas. Por exemplo a palavra “vodka” é um diminutivo de água em eslavo (“da vida”. Aquavit ou akvavit dá ao termo o nome que está a desaparecer na Escandinávia. Eau-de-vie pode ser o nome deste tipo mais usado, no mundo francófono.
As bebidas destiladas são bebidas alcoólicas purificadas através do processo de destilação a partir de uma substância fermentada, como frutas, grãos e outras partes vegetais. Exemplos de bebidas destiladas incluem cachaça (ou aguardente), vodca, tequila, rum, uísque, licor e gim.
Bebidas destiladas são em geral fortes, contém um alto teor alcoólico.
Tipos de destilados
Vodca ou vodka (em russo: во́дка; em polaco: wódka) é uma popular bebida destilada, incolor, quase sem sabor e com um teor alcoólico entre 35 e 60%. A vodca é a bebida nacional da Rússia. O nome vodca é o diminutivo de água ("aguinha") em várias línguas eslavas, contudo não se tem certeza da origem etimológica, que poderia ser apenas uma coincidência. De toda forma, os estudos mais recentes apontam que a palavra wodka (gorzalka, originalmente)