Crianca
O QUE É PLANEJAMENTO?
O planejamento pode ser definido como “o modo de agir sobre algo de modo eficaz”. Planejamento é o processo de analisar e entender um sistema, avaliar suas capacidades, formular suas metas e objetivos, formular cursos alternativos de ação para atingir essas metas e objetivos, avaliar a efetividade dessas ações ou planos, escolher o(s) plano(s) prioritário(s), iniciar as ações necessárias para a sua implantação e estabelecer um monitoramento contínuo do sistema, a fim de atingir um nível ótimo de relacionamento entre o plano e o sistema. No setor da saúde, o planejamento é o instrumento que permite melhorar o desempenho, otimizar a produção e elevar a eficácia e eficiência dos sistemas no desenvolvimento das funções de proteção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde. O planejamento deve partir de um conhecimento do perfil epidemiológico da população e da análise dos fatores geográficos, demográficos, políticos, econômico-sociais, culturais e institucionais que influem na saúde dos indivíduos e da comunidade. O planejamento nada mais é do que a previsão das ações a serem executadas e a racionalização dos procedimentos técnico-administrativos, legitimados por uma prévia vontade política.
O QUE É PLANEJAR?
Planejar é a arte de elaborar o plano de um processo de mudança. Compreende um conjunto de conhecimentos práticos e teóricos ordenados de modo a possibilitar interagir com a realidade, programar as estratégias e ações necessárias, e tudo o mais que seja delas decorrente, no sentido de tornar possível alcançar os objetivos e metas desejados e nele preestabelecidos.
POR QUE PLANEJAR?
A ação gerencial no setor saúde tem sido prejudicada pela falta de definição clara das políticas de saúde, objetivos e metas, pela não utilização racional dos recursos e pela ausência de mecanismos efetivos de acompanhamento, avaliação e controle, agravados pela fragmentação do processo decisório