Crianças
CURSO DE PSICOLOGIA
THIAGO DE PAULA LOPES
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS II
Coronel Fabriciano
2014
Trabalho de linguagem
Criança de 4 meses, sexo masculino:
A criança está deitada na cama e o pai começa a falar com a criança no maternês. A criança não sabe andar, fica se retorcendo na cama, fazendo sons como se estivesse querendo falar algo e sorrindo. Seu olhar está sempre fixo no pai.
O pai coloca um brinquedo na cama, a criança começa sorrir e fazer movimentos com os braços freneticamente, olha para o pai, sorri, olha para o brinquedo novamente e para de sorrir. A criança agarra o brinquedo com as mãos e coloca na boca. A criança fica um bom tempo com o brinquedo, colocando-o na boca.
O pai toma o brinquedo da criança e o esconde. A criança começa a chorar. O pai fica de pé em frente a cama e chama a criança usando o maternês. A criança para de chorar e tenta ir até o pai se rastejando e tentando falar.
Criança de 1 ano e 6 meses, sexo feminino:
O Pai brinca com a criança na sala, ele não está falando no maternês.
Ele conversa com ela, sempre lhe fazendo perguntas pra ela responder. A criança dá sorrisos bem rapidamente e fica séria. Essa ação é muito repetida sempre que o pai faz perguntas. Muita das vezes a criança não responde, olha para outras pessoas que estão em volta e até para baixo, o pai tem que repetir a pergunta 2 à 3 vezes para obter uma resposta. Às vezes a resposta é apenas com gestos de cabeça na vertical ou horizontal, ou com palavras curtas como “é” por exemplo. O pai às vezes ajuda a criança a responder dando a própria resposta, querendo que a criança repita, seja com palavras como “muito” (mas a criança pronuncia “muto”), “nanã”, ou seja com gestos de negação com o dedo indicador.
Criança de 5 anos, sexo feminino:
A criança sempre responde a mãe facilmente (claro que às vezes com alguns erros gramaticais) e até