DESLIGAMENTO DE PESSOAS
Matrícula: 201407221531
ATIVIDADE ESTRUTURADA / AV1: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Profa. Márcia de La Rocque TEMA: DESLIGAMENTO DE PESSOAS
ATIVIDADE A: ASSISTIR AO FILME AMOR SEM ESCALAS COM O OBJETIVO DE:
1- Analisar as duas abordagens usadas no processo de desligamento de pessoas, selecionando três pontos críticos de cada uma.
R – A primeira abordagem a ser criticada é a de Ryan Bingham, onde o personagem dispensava as pessoas do funcionário olho no olho. Não utilizava outros métodos como email, carta ou por telefone. A segunda critica é a postura, o controle emocional, o equilíbrio e a dominação da situação. Terceira e última crítica é a modo como ele motiva e conforta os demitidos, auxiliando com programas de restruturação profissional.
A primeira critica positiva de Natalie Keener, é se dada a preocupação em cortar custos da empresa e otimizar o tempo dos funcionários com um novo processo virtual de demissão, onde ela tenta implementar um sistema mais atual e tecnológico. A segunda, e essa negativa, é a forma como a personagem se deixa envolver emocionalmente com as reações dos demitidos. E por fim a última critica é esta tendência humana a indiferença entre empresa e colaborador, as pessoas se sentiam menosprezadas por terem se dedicado as suas vidas e no momento da demissão se viam diante de uma tela de computador.
2 – Reconhecer e descrever a importância da forma correta de realizar o processo de desligamento, identificando três cuidados indispensáveis de serem adotados. Não existe um modelo pronto para dispensar um funcionário. Cada colaborador tem a sua peculiaridade e cabe ao gestor conhece-las profundamente, até mesmo para saber como demiti-la caso seja necessário. Os três cuidados indispensáveis são: Informar o motivo do desligamento; Motivar o funcionário a não se abater; Ter a condição humana para este momento difícil do colaborador.
- ATIVIDADE B: ASSISTIR AO FILME