paletra amiga
Desligamento
Janeiro 2014
Orientações para o Desligamento
O que seria um processo de desligamento bem sucedido? Orientações para o Desligamento
Os processos de desligamento bem sucedidos são aqueles conduzidos sem a exposição da empresa, dos seus gestores e, principalmente, que mitigar os riscos de processos trabalhistas.
Orientações para o Desligamento
Requisitos necessários ao processo:
Preparação para o processo, visto que o mesmo requer cuidados antes, durante e após, conforme veremos a seguir.
Inteligência emocional com isenção de sentimentalismo, tristeza ou alegria;
Entendimento sobre a necessidade de que todo o fim de relação deve ocorrer em paz, pois encerra-se a relação profissional, mas inicia-se um período onde o colaborador pode acionar a empresa na justiça do trabalho.
Orientações para o Desligamento
Antes da Reunião:
1. Esteja certo da decisão e não volte atrás durante a comunicação.
2. Verifique se o colaborador dispõe de alguma modalidade de estabilidade: CIPA, mandato sindical, retorno acidente de trabalho, pré-aposentadoria. Consultar formalmente, via email, as áreas de RH do IGH na unidade e na matriz.
3. Não deixe a informação vazar. Somente pessoas necessárias devem saber.
4. Verifique se foram dados feed-backs ao colaborador sobre seu desempenho insatisfatório de forma que o desligamento não seja uma surpresa.
5. Caso exista a expectativa de tensão por conta de histórico do colaborador ou se for um desligamento especial, você deve está acompanhado de algum gestor do RH, o qual, além de testemunha, poderá responder sobre outros questionamentos técnicos do processo de demissão.
Orientações para o Desligamento
Antes da Reunião:
6. Proteja a Instituição. Caso aplicável, faça um back-up de todos os arquivos normalmente utilizados antes de comunicar a demissão. Além disso, solicite a TI para que o acesso a rede seja eliminado após a reunião de