design thinking
Design Thinking é mais do que uma metodologia, um processo linear ou um passo a passo para buscar inovação. O consenso, com poucas excessões, é de que o Design Thinking é uma maneira de pensar e buscar soluções inspirada no Design, um mindset que está cada vez mais próximo do mindset de gestão em tempos de mudança.
A ideia central é projetar soluções centradas no ser humano, nas pessoas cujas necessidades, desejos e expectativas estão em questão. Melhorar a experiência das pessoas com a organização, seus produtos e serviços. De clientes, funcionários e stakeholders. Por isso, princípios como empatia, colaboração e experimentação são fundamentais. Visão Sistêmica e Abertura para o novo também. Eles se traduzem nas ferramentas, técnicas e atividades durante todo o processo, o que torna o Design Thinking “diferente” de abordagens mais tradicionais inspiradas no marketing e na administração.
O processo ajuda a resgatar a confiança criativa das pessoas, o sentido no trabalho, ajuda a melhorar as dinâmicas de trabalho em equipe e integrar áreas e grupos de interesse que normalmente trabalham isoladas ou não se falam nunca. Exige mudança de postura e de hábitos, mas também ajuda e potencializa essa mudança.
O design thinking é uma abordagem mental prática para acelerar a inovação. Promove a solução de problemas por meio de um olhar humano. Ao baixar as barreiras da hierarquia e do pensamento exclusivamente cartesiano, o design thinking oferece espaço para as ideias emergirem sem pré-julgamentos, fazendo com que o nosso cérebro seja forçado a sair da sua zona de conforto, e, a partir daí, enxergar futuros desejáveis.
O design thinking propõe que um novo olhar seja adotado ao se endereçar a problemas complexos, com um ponto de vista mais empático que permita colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto e gerar resultados que são mais desejáveis para elas, mas que ao mesmo tempo financeiramente interessantes e tecnicamente