Desenvolvimento humano - 0 a 6 anos
Estudar o desenvolvimento humano implica identificar as mudanças nas características físicas, neurológicas, cognitivas e comportamentais de um indivíduo ao longo da vida. Entretanto, nem todas as pessoas se desenvolvem de maneira idêntica, pois existem alguns fatores que determinam um avanço ou um retardo no aparecimento destas características, tais como a hereditariedade, o crescimento orgânico, a maturação neurofisiológica e o meio.
Apesar da amplitude deste tema, nos campos de pesquisa o desenvolvimento humano tem sido dividido em quatro aspectos básicos: aspecto cognitivo, aspecto social, aspecto emocional e aspecto motor.
Saber o desenvolvimento destes aspectos é de extrema importância para os profissionais da área da educação, principalmente aqueles que irão trabalhar com alunos da primeira infância, pois esta é a fase mais importante do desenvolvimento do indivíduo. Sabendo disso, o profissional que atuará nessa fase conseguirá adotar uma metodologia adequada para alcançar êxito em suas aulas.
Desenvolvimento cognitivo
Dentro das teorias do desenvolvimento humano, há vários estudiosos que tentam explicar o funcionamento do desenvolvimento cognitivo na infância, dentre eles, destaca-se os estudos do psicólogo e biólogo suíço Jean Piaget, por sua produção contínua de pesquisas. Em seus estudos, Piaget divide as fases de desenvolvimento cognitivo em quatro períodos. São elas: * 1º período – Sensório-motor (0 a 2 anos de idade); * 2º período – Pré-operatório (2 a 7 anos de idade); * 3º período – Operatório-concreto (7 a 11 anos de idade); * 4º período – Operatório-formal (11 ou 12 anos em diante).
O desenvolvimento do Pensamento Pré-Operacional (2 a 7 anos de idade)
No período pré-operacional que vai dos dois aos sete anos, a criança opera a partir de imagens mentais e da representação, iniciando uma nova etapa do desenvolvimento cognitivo. As representações tem papel fundamental nesta fase do desenvolvimento. São vários