Atps 7 multimidia
O objetivo dessa atividade é entender algumas características das vibrações e frequências que formam o som, sinais senoidais, os sintetizadores e sua historia,parâmetros perceptivos do som e das freqüências e sistemas MIDI (Musical Instrument Digital Interface) que compõem o som, assim como, o processamento de voz.
Áudio. Música e Voz.
A audição é o resultado da percepção de flutuações sonoras em um meio, que normalmente é o ar. O ouvido humano não percebe valores estáveis de pressão, mas sim vibrações do meio, desde que situem na faixa de percepção humana.
O som em física é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo.
Uma onda sonora senoidal soa como uma nota musical simples e de sonoridade pobre, mas é o conceito básico para compreensão dos sons, de voz, música e ruídos.
As propriedades sonoras percebidas pelas propriedades sonoras percebidas pela audição são: •Intensidade – Distingue sons fortes dos sons fracos (volume sonoro). •Altura – Distingue os sons graves dos agudos (frequência) •Timbre – Distingue sons de mesma intensidade e altura emitidos por instrumentos diferentes.
A Intensidade representa a percepção da amplitude da vibração sonora, ou seja a potência acústica (Wats). A percepção do ouvido humano não é linear, mas sim logarítmica (medida em dB). Para perceber uma intensidade duas vezes maior e necessária dez vezes mais potência acústica.
A Altura é definida pela frequência, que corresponde ao número de vezes por segundo que a senóide ocorre medida em Hertz. Sons de altura menores são mais graves, sons de altura maior são agudos. (Não se deve utilizar a palavra altura da designar volume).
O limite da percepção do ouvido humano situa-se entre: •Mínimo 16 Hz •Máximo 15 a 20 KHz.
Melhor audibilidade corresponde a sons na faixa de 300 Hz a 3500 Hz (telefonia)
O Timbre é uma propriedade dependente da complexidade do sinal