Administração
ALUNO: LAYSON FERNANDES LOPES
ADMINISTRAÇÃO GERAL
PESQUISA DE TÓPICOS
CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR: ALDEMAR CRUZ
UBERLÂNDIA - MG, 2012
Objetivos e metas
Os objetivos são resultados quantitativos e/ou qualitativos que a empresa pretende alcançar num determinado espaço de tempo, devem ser desdobrados a partir da visão da empresa e funcionar como condutores do caminho da visão. Funcionalmente, os objetivos precisam ser transformados em metas, que são fragmentos de um objetivo.
Ex: Um objetivo é a conquista de 30% de um mercado num semestre. Metas mensais podem ser fixadas para conquistar 5% do mercado, atingido 30% no final do semestre.
Comentário:
As metas são traçadas para atingir e alcançar os objetivos.
Visibilidade maior das organizações
Cristalizar a natureza da administração
Alcançar as metais sociais
Eficiência e eficácia
Eficiência: É a medida da utilização dos recursos quando se faz alguma coisa, refere-se à relação entre as entradas e saídas no processo. É operar de modo que os recursos sejam mais adequadamente utilizados.
Eficácia: A eficácia administrativa está relacionada ao uso dos recursos organizacionais de modo que resulte em alto desempenho de saídas e em altos níveis de satisfação entre as pessoas. É fazer as coisas certas, de modo certo, no tempo certo.
Comentário:
Aquilo que é feito está relacionado com a eficiência (ação) e aquilo que é alcançado se refere à eficácia (resultado).
Missão das organizações
A missão de uma organização corresponde ao que esta se propõe a fazer, e para quem. É o propósito de sua existência.
A definição da missão deve responder a pergunta: "Estou no mercado (ou na sociedade) para quê?" A definição deste conceito orienta na gestão do plano estratégico, visando canalizar esforços da organização naquilo em que a organização é melhor. O conceito de missão orienta tudo e a todos nas