Economia idh
Ives Oliveira da Silva
UNESP - Guaratinguetá - SP
4 de Julho - 2012
Sumário Índice de Desenvolvimento Humano: 3 1) Definição: 3 2) Como é calculado: 4 3) Desvantagens e problemas com o IDH: 5 4) Finalidade: 6 5) Tabelas de IDH: 7
Seguem as tabelas de IDH e suas respectivas finalidades: 7
Tabela com os 19 melhores IDHS mundiais: 7
Dados referentes ao ano de 2009. 8
Tabela com IDHS estaduais do Brasil: 9
Tabela com os valores do IDH para municípios brasileiros: 10
Os 30 melhores: 10
Índice de Desenvolvimento Humano: 1) Definição:
O IDH é uma medida das condições básicas de vida de uma sociedade, com ênfase nos elementos que podem ser amplamente comparados para a maior parte dos países do mundo. O IDH não é um índice de qualidade de vida e, sim, uma medida de condições que determinam possibilidades básicas de vida para os indivíduos, tais como saúde, conhecimento e padrão de vida. Na prática, o IDH é usado para avaliar o nível de desenvolvimento dos países, estados e localidades. Serve como meio de distribuição de recursos em programas governamentais.
Foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no ano de 1990 baseados no trabalho dos economistas Mahbub Ul Haq e Amartya Sem. É um índice que serviu como contrapartida para o uso do Produto Interno Bruto (PIB) dos países.
O IDH se utiliza de outros índices para que possa ocorrer a classificação dos países, estados ou cidades. Esses índices podem ser os Índices de Pobreza Humana (IPH) ou o índice de Desenvolvimento Corrigido por Gênero (IDG). Esses índices constituem uma família de índices e são indicadores simples que enfocam temas pobreza e o gênero fazendo do IDH um indicie generalizado para tudo.
Logo a finalidade de se trabalhar com esses temas é a possibilidade de informar aos governos e a sociedade os temas importantes para o desenvolvimento humano. É prático gerando informações que possam ser transformadas