Fundiçao
Os moldes são confeccionados em areia aglomerada com silicato de sódio (2,5 a 6,0% em peso). Depois de compactados, são submetidos a um tratamento com CO2, que consiste na passagem de um fluxo deste gás através de sua seção reação entre o CO2 e o silicato de sódio formando sílica-gel, carbonato de sódio e água, resultando num endurecimento do molde em tempo relativamente curto dispensa-se o tratamento em estufa, obtendo-se resistência e durezas elevadas.
1.3.3.3.2 – Fundição sob pressão
Metal líquido é forçado (sob pressão) a entrar na cavidade do molde, chamado neste caso de matriz (metálica, permanente). Permite a fabricação de peças mais complexas e de paredes mais finas que os processos por gravidade. Matriz pode ser fria ou aquecida à temperatura de vazamento; possui canais para saída de ar e para garantir o total preenchimento das cavidades. A pressão é mantida até o final da solidificação. Após abertura da matriz e expulsão da peça, procede-se à limpeza e lubrificação da matriz, preparando-a para o próximo ciclo.
Vantagens:
• Produção de formas mais complexas;
• Produção de peças com paredes mais finas e tolerâncias dimensionais mais estreitas;
• Alta capacidade de produção;
Máquinas para fundição sob pressão:
Câmara quente: se o metal a ser utilizado funde a temperatura baixa e não ataca o material do cilindro e pistão de injeção, este pode ser colocado diretamente no banho de metal líquido.
Câmara fria: caso em que o material fundido ataca o sistema de pressurização (cilindro e pistão). A câmara de pressão possui um orifício de vazamento e o contato com o metal líquido ocorre apenas no momento do vazamento.
Em1.3.3.4 – Fundição por centrifugação
O metal líquido é vazado num molde dotado de movimento de rotação, de modo que a força centrífuga origina uma pressão que força o metal de encontro às paredes do molde, onde solidifica.pregada para ligas de alumínio, magnésio e cobre. Características:
• Molde