Ética
Cleber Francisco da Silva
Loniele Mello do Nascimento
Roberta Krutzman
RESUMO
Os conceitos éticos, morais de cada trabalhador interferem no comportamento e também no rendimento de cada um deles. O assédio moral, uma violência contra os trabalhadores, pode ocorrer através de gestos, palavras, atitudes, comportamento, etc. Sempre acaba causando uma sensação de inferioridade em quem é assediado, podendo causar transtornos psicológicos. No ambiente de trabalho, cada vez mais, as pessoas preocupam-se somente com o lucro, e o bem-estar dos funcionários é deixado em segundo plano ou, até mesmo, esquecido. O nível de estresse dos líderes, causado pela pressão do cargo ou por questões pessoais, os coloca em predisposição à violência. No ambiente de trabalho é necessário orientar o comportamento dos colaboradores e o próprio comportamento de acordo com padrões éticos e morais. Visto que uma empresa interage com o meio em que atua, não cabe a ela apenas pensar nos lucros, cabe exercer sua função social que se inicia dentro da própria empresa perante seus funcionários.
INTRODUÇÃO
A convivência em sociedade possibilita situações em que as pessoas sintam-se úteis e também situações que diminuam estas pessoas. Podendo causar sensações agradáveis ou de mal-estar. Estas situações “moldam” as pessoas, fazendo com que aprendam e com isso evoluam.
A exposição de trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, quando ocorridas de forma repetitiva, além de comprometer sua eficiência e capacidade de produção, pode causar sérios problemas físicos e psicológicos na vítima. Mesmo sendo um problema antigo, o assédio moral foi identificado recentemente e ainda apresenta muitas dificuldades em ser solucionado ou mesmo evitado.
Para entender melhor esses conceitos, surge a necessidade da questão deste estudo: Em que a ética e a moral interferem