Sala de vacina
A redução da morbidade e da mortalidade por doenças preveníeis por imunização é a finalidade principal da vacinação. No entanto, para que um imunobiológico possa agir no organismo e criar defesas ou anticorpos, como no caso da administração de vacinas, ou para que possa combater microorganismos já instalados, como no caso da administração de soros e imunoglobulinas, é preciso que a atividade de vacinação seja cercada de cuidados, adotando-se procedimentos adequados antes, durante e após a administração desses produtos na população.
A sala de vacinação é o local destinado à administração dos imunobiológicos, sendo necessário, por isso, que as suas instalações atendam a um mínimo de condições: as paredes e pisos devem ser laváveis; deve ter pia e interruptores para uso exclusivo de cada equipamento elétrico; ser arejada e bem iluminada, evitando-se,a incidência de luz solar direta.É importante mantê-la em boas condições de higiene. Se possível,tenha entrada e saída independentes.Nos locais onde há grande demanda, podem utilizar duas salas uma para a triagem e a orientação da clientela e outra para administração dos imunobiológicos.
• Cuidados importantes no preparo e na administração dos imunobiologicos:
Para a administração de imunobiológicos o profissional de enfermagem (enfermeiro,técnico ou auxiliar) deve estar tecnicamente apto à utilização correta das vias de administração,às medidas de precaução universal,assim como à identificação e intervenção em eventos adversos relacionados às vacinas.
O cuidado para administração de imunobiológicos deve seguir as normatizações de procedimentos de enfermagem para preparo e administração de medicamentos,sempre respeitando técnica asséptica e tendo realizado a checagem das cinco certezas para a correta administração de medicamentos/vacinas:
• Paciente certo, Hora certa
• Dose certa
• Via certa
• PPApresentação física